terça-feira, 6 de outubro de 2009

Rem Koolhaas


Para entender os projetos deste arquiteto, é necessário antes, conhecer um pouco de sua vida.
Remment Lucas Koolhaas, mais conhecido como Rem Koolhaas, é um arquiteto holandês pós-moderno, fascinado pelo poder mítico de Nova York, cidade que, segundo ele, resumiria e exageraria muitos aspectos do caráter do país.
É professor de Arquitetura e Desenho Urbano na Universidade Harvard. Koolhaas estudou na Nederlandse Film en Televisie Academie (Academia Neerlandesa de Cinema e Televisão), em Amsterdam. Em 1968 começou a estudar arquitetura, na Architectural Association School of Architecture, em Londres. Em 1972 prosseguiu seus estudos na Cornell University em New York.
Começou a chamar a atenção do público e da crítica a partir de 1975, quando, juntamente com os arquitetos Madelon Vriesendorp (sua esposa), Elia Zenghelis e Zoe Zenghelis fundou em Londres, o OMA - Office for Metropolitan Architecture e, posteriormente, a sua contraparte orientada para a pesquisa, a AMO, atualmente baseada em Rotterdam. Mais tarde, juntaram-se a eles Zaha Hadid, uma das alunas de Koolhaas, e outros parceiros como a Columbia Laboratory for Architectural Broadcasting.
Sua produção bibliográfica é extensa, e tem entre diversas obras consideradas relevantes para o pensamento do espaço social posterior à década de 1960. Koolhaas faz análises do urbanismo da pós-modernidade (ainda sem nome melhor) das formas de co-habitação humana caótica. Para tal, firma o conceito do JunkSpace, descrevendo uma entrada de check-in em um aeroporto qualquer: uma cena com vidros blindados, paredes com frisos em gesso, orquídeas indonésias e um estofado de latex chinês. Uma de suas frases mais famosas é "Coelho é o novo bife." São leituras determinantes, especialmente o livro S,M,L,XL, em colaboração com o designer Bruce Mau e o já citado Delirious New York.
No seu artigo "A cidade contemporânea", observou a existência de uma fragmentação, de um deslocamento espontâneo do centro para a periferia nas cidades, um certo padrão de periferização a grandes empreendimentos imobiliários no cruzamento de grandes cinturões rodoviários intermunicipais.
Identificava nessas áreas uma beleza não reconhecida. Seus estudos se situavam na margem oposta às propstas pós-modernas de Colin Rowe (cidade-colagem), de Aldo Rossi (cidades analógicas), de Leon Krier (reconstrução da cidade européia). O seu interesse estava na continuidade ao projeto moderno, introduzindo revisões a este. Descende do construtivismo russo, do movimento moderno, porém excluindo o programa de reformas sociais.
Rem Koolhaas é um dos arquitetos que mais fez experiências formais baseadas no construtivismo. Ele explorou o legado surrealista, seguindo os passos de Rossi. Sua obra é um manifesto em prol de uma nova era do "manhathanismo" na forma de uma doutrina explícita que transcende a ilha original e reinvindica para si um lugar entre os urbanismos contemporâneos. Era favorável à idéia de remodelar sem destruir a cidade pré-existente.

A cidade contemporânea
A cidade genérica
Experiências urbanísticas

Início
Bibliografia









Um comentário:

  1. Koolhaas extraordinário jornalista e arquiteto, que no ano de 2000 foi laureado com o Prêmio Pritzker, que é considerado uma espécie de prêmio nobel da arquitetura e que em 2008 foi incluído pela revista Time entre as 100 pessoas mais influentes do Mundo, tem como estilo arquitetônico o desconstrutivimo, modernismo e estruturalismo."Ele não é um formalista, mas ele cria a forma", "Ele não é um funcionalista, mas os programas são os geradores de suas soluções, ele não é um teórico, mas idéias dominam a sua obra". O formato de suas obras surgem naturalmente pelo programa de necessidades que segue a função desejada e solicitada e mesmo quando o cliente tem altas condições, Koolhaas ópita por materiais extremamente baratos e industrializados. Rem Koolhaas utiliza e resolve muito bem essa questão na residência criada em Paris (villa d'alva) assim podemos entender o emprego da frase "Coelho é o novo bife". Saudações - Arq. Thiago Costa Sanches.

    ResponderExcluir